ANALISE DE "HEADSHOT" COM RAISSA ALVES
Recebemos um cadastro da atriz e cantora Raissa Alves Silva, e com ele veio esta foto de apresentação. Considero uma boa foto para elenco, não das melhores, mas no padrão. O fundo ai vai preto e a roupa clara que deu noção de contorno. O cabelo cai bem natural e a cor também está viva. A expressão do olhar na foto dos atores também é interessante, de tanto ver fotos e mais fotos conseguimos na maioria das vezes descobrir sem que nos digam se aquela pessoa é ator ou modelo por causa da expressão dos olhos. O ator (a) normalmente tem aquele olhar de cara "legal e simpático". É como se ele estivesse comunicando pelo olhar ou oferecendo um serviço doando de sua simpatia e satisfação. A intenção do olhar dos modelos geralmente (quase sempre) é diferente. Para alguns que se interessam em aprofundamento gráfico, os estudiosos de cinema dizem de algo como "interação plastica dentro do quadro" no caso ai é um quadro só, e estático, o cinema há planos em movimento. Mas mesmo sendo uma foto estática, existe esta "interação" (dentro do quadro). Vejo este frame da Raissa num segundo momento, como se já houvesse percebido em minha mente a impressão de um momento como se ela cruzasse os braços e de pé resolvesse se apoiar sobre a perna. O cinema chama isto de efeito dinâmico. O que consiste o efeito dinâmico num frame ou pintura? O olho segue a direção de um elemento na pintura, retem uma impressão visual que então se "colide" com a impressão derivada do movimento em um segundo momento. Como a foto da Raissa é um plano só, este efeito plastico seria dinâmico (dentro de um quadro) e chamado linear. A diferença deste movimento do frame da Raissa é que ao invés dele gerar um movimento consecutivo para mim ele gera relação com a impressão de um momento que se antecedeu. Ela cruza os braços se apoia e descansa, logo o olhar não tem intenção que irá falar. Então ela espera receptiva e feliz.
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