segunda-feira, 1 de julho de 2013

.




O HISTÓRICO CASTING

Assim descreve a ultima atualização do III Fórum do Manual de Produção Publicitária:

"CAPITULO 04 - A ORGANIZAÇÃO DO TESTE DE VT/FOTOGRAFIA

1.4.9. O reembolso de despesas (Transporte e Alimentação) para teste será efetuado aos atores e modelos em qualquer circunstância, até mesmo em re-testes, no valor integral."

Cachê teste ou reembolso de despesas (transporte e alimentação) defino que é um novo modelo orçamentário para os testes publicitários em Minas Gerais e para alguns estados ainda não sistematizados a esta lei. Para participar de um teste normalmente o elenco está devidamente cadastrado a uma empresa que o agencia ou não. Existe o agenciamento e o não agenciamento deste casting nas empresas mas que não deixam de ser seus representantes ou agentes nas negociações em ambas as formas. O cliente anunciador contratante deste elenco pagará pela exploração dos serviços e uso de imagem/som e nome do artista em meio as suas campanhas publicitarias.

Dividirei o cachê disponível bruto de 100% de um só ator ou modelo de um elenco em 4 partes para ser melhor compreendido:

25% Trabalhista à Produtora de Vídeo/Agencia de Publicidade - Em Set
25% Imagem/Som de voz/Nome do ator à Agencia de Publicidade/Anunciante - Em Set
50% Imagem/Som/Nome do ator à Anunciante ("Agencia Publicidade") - À exibição na mídia comprada

Então: 25 % x 2 + 50% = 100 % relativo ao cachê inteiro do elenco incluindo a participação da taxa do seu agente. Observa-se que mais de 50% do pagamento do elenco está envolvido diretamente ao cliente anunciador e agencia publicitaria. E é justamente este anunciante que é o responsável pelo pagamento do "cachê teste" pelo novo modelo orçamentário pretendido e também a agencia publicitaria a principal responsável na contratação do elenco. A agencia publicitaria que é a principal responsável pela negociação do contrato com elenco, pode a critério do cliente (anunciante) ou a critério de ambos "passarem" sua elaboração de elenco (que é muito comum) a responsabilidade de uma produtora de vídeo ou um produtor de elenco que naturalmente se tornarão intermediadores seus entre os agentes de atores e modelos.

No dia 26/06 tivemos um casting histórico pra nós na E.P em Minas Gerais. Nosso cliente anunciador do Estado do Espirito Santo (mas teste em BH) "topou" o "novo modelo" orçamentário da ajuda de custo aos nossos atores. Pra nós foi a primeira vez que vimos acontecer e pagamos (os primeiros aprovados R$ 15 reais) de custo (transporte e alimentação) aos  atores no teste de VT. Sem considerar o reajuste de mais de 700%!! de aumento (a mais) do cachê dos atores em relação ao mesmo tipo de cliente que a um ano atrás, ainda que em uma esfera de mídia territorial bastante superior em relação a esta. Logico que não é sistemática a ajuda de custo de atores Mineiros até o momento, mas pelo que vimos, será em breve. Nossas conversações sobre o assunto ou intervenções neste sentido junto a outros profissionais podem ter dado (ou colaborado) num primeiro pontapé para o consolidamento deste cumprimento em Minas Gerais.

Finalizando, se há alguma produção em Minas Gerais que já tem pago (ou pagará) o cachê teste e não o sabemos, temos interesse em saber quem são (anunciadores) e suas relativas campanhas, pois estes dados poderão nos ajudar na medida do possível num plano de sistematização do modelo. erlandysproducoes@gmail.com

Erlandys Ribeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário